/*------------------- Blogger Theme by Bruna Borges - © 2013 (HTTP://ENDSTONIGHT.TUMBLR.COM/) Não se inspire ou Copie. Base: Minina ------------------------ */

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Renata Ventura




Então Gente. Eu voltei com um super presente para o blogger. Eu estava esperando por essa entrevista a algum tempo com a Renata e quando eu estou checando minha caixa de email, o que estava lá? Isso mesmo a entrevista que eu fiz com a Renata( Essa que vocês estão vendo na foto). Mas por onde começar? Acho que a melhor resposta é conhecendo mais, a Renata.

Renata Pacheco Ventura, é uma jornalista e escritora brasileira de ficção, autora do livro A Arma Escarlate( que logo,logo estarei fazendo uma resenha.) , em que ela utiliza a fantasia para falar da realidade brasileira, abordando temas como: drogas,corrupção,desigualdade social,preconceito e alguns outros. O mais interessante da Renata é que em toda a sua obra ela olha apenas para um país que é claro o Brasil. Alguns escritores que a influenciaram foram: Monteiro Lobato e Pedro Bandeira até Anne Rice, J.K Rowling e J.R.R Tolkien. 

Em Novembro de 2011, Renata lançou o romance de fantasia "A Arma Escarlate", no qual passou cinco anos trabalhando.Em 2012 ela anunciou estar escrevendo a continuação. O livro não faz só sucesso com jovens mais também com adultos brasileiros, que sempre a ajudam com a divulgação de seu sucesso. 

Em Setembro de 2012, Renata criou o projeto "Potter em Orfanatos", com o objetivo de incentivar a leitura através da encenação do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal para crianças em casas de acolhimento de todo o Brasil.


A Arma Escarlate: O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo.
Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que ameaça sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.


Verão de Jornal: Para começar como surgiu a inspiração de criar o seu livro?
Renata:Desde que eu li Harry Potter pela primeira vez, eu ficava imaginando como seria a comunidade bruxa no Brasil. Então, quando vi uma entrevista com a J.K. Rowling, em que ela dizia que os fãs poderiam escrever livros sobre escolas de bruxaria em outros países, eu disse “Sim, senhora!” e comecei a planejar!

Fiquei cinco anos pesquisando e escrevendo para que o livro saísse como saiu. Pesquisei muito sobre a cultura brasileira, o espírito brasileiro, sobre história do Brasil, mitologia indígena, afro-brasileira... pesquisei tudo(!), para que o livro fosse o mais rico possível! Fico feliz que as pessoas estejam gostando!! Até professores têm adotado A Arma Escarlate em sala de aula!



Verão de Jornal: De onde surgiu o nome "A ARMA ESCARLATE"?

Renata:O nome original ia ser “Hugo Escarlate”, mas resolvi mudar no último instante para “A Arma Escarlate” e acho que foi uma decisão acertada. Ficou muito mais impactante, e deu um significado maior à trama.
O título novo tem duplo sentido. Pode significar tanto a varinha de Pau-Brasil do protagonista (uma varinha vermelho-escarlate), quanto pode significar o próprio Hugo. Sem a agressividade dele, a varinha não seria a arma que é.



Verão de Jornal: Como foi para você ver seus livros, nas prateleiras em todo o Brasil? Você lembra do lançamento do livro?
Renata:Foi ótimo! Emocionante! Teve uma fila grande no lançamento! Lembro que fiquei tão feliz!! E ver meu livro nas prateleiras em todo o Brasil depois de cinco anos de trabalho é fantástico... Uma conquista muito difícil de realizar!

Verão de Jornal: Você se inspirou em alguém para criar Hugo?

Renata:Não, acho que o Hugo é muito fruto das circunstâncias em que ele nasceu e cresceu. Eu fui descobrindo meu protagonista aos poucos, vendo-o reagir às ameaças que o cercavam. Ele é muito reativo. Egoísta, impulsivo, arrogante, mas ele é assim porque precisou dessas características para sobreviver!


Verão de Jornal: Quando foi que você parou para pensar e resolveu ser escritora? Esse sonho vinha desde da infância?
Renata:Sim sim. Eu sempre quis ser escritora! Criava histórias na minha cabeça desde criança. Umas mais cruéis que as outras! hahahah

Verão de Jornal:Você imagina que daqui a alguns anos, que seu livro saia do papel e vá para as telas do cinema?

Renata:Eu adoraria! Se acontecer, já tenho todo um elenco brasileiro na cabeça!

Verão de Jornal: Como você se imagina daqui a 10 anos?

Renata:Lançando o sexto (e último) livro da série!! E seria lindo uma fila gigante de fãs fofos!!!! :-)

Verão de Jornal:Existe alguma coisa que você queria voltar ao tempo e mudar em seus livros?
Eu não descrevi direito os uniformes dos alunos, mas adorei as ilustrações que meus leitores fizeram e agora já consigo visualizá-los! Acho que eu adicionaria essa descrição no livro 1 :-)

Não lembro o que mais eu mudaria, mas sei que já pensei em vários pequenos detalhes.


Verão de Jornal:No momento você se sente realizada com a publicação do seu livro?

Renata:Muito realizada! Agora a capa está do jeito que eu queria! Linda como eu queria!

Verão de Jornal:O que você tem a falar, melhor dizendo que conselho você tem a dar para a nova geração de escritores que estão se formando?

Renata:É preciso ter muita paciência, persistência, e saber que o trabalho não termina depois que o livro é publicado! Muito pelo contrário! É aí que começa o trabalho árduo da divulgação! Não pensem que o livro se vende sozinho!! Infelizmente, no Brasil, é o autor que precisa fazer todo o trabalho de divulgação.
Outro conselho é: leiam muito! Leiam de tudo!


E então gente, o que vocês acharam da Renata? Ficaram curiosos para conhecer a obra? Ele está disponível na Saraiva:  Livro- A Arma Escarlate- Livraria Saraiva. ou se você preferi pode comprar diretamente na mão da Renata( Adiciona no Facebook, para saber mais informações).


Então gente,
Eu queria agradecer a Renata por ter me dado alguns minutinhos de seu tempo. E sem duvidar mandar sucesso para essa grande escritora brasileira. 
Então é isso. 
Bejos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário