/*------------------- Blogger Theme by Bruna Borges - © 2013 (HTTP://ENDSTONIGHT.TUMBLR.COM/) Não se inspire ou Copie. Base: Minina ------------------------ */

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Garotas de Vidro.


Então gente, e se você tivesse um transtorno e estivesse presa a ele como um pacto? E se sua melhor amiga te ligasse 33 vezes antes de morrer? E se você tivesse um transtorno alimentar? 

Eu conheci esse livro porque um amigo meu leu e não gostou. De certo modo eu queria tirar minhas conclusões, e quando eu li a sinopse e vi a capa ele me atraiu de todas as formas. Eu já li esse livro mais de quatro vezes. Eu li o livro em mais ou menos três dias, e antes de começa minha resenha eu quero deixar bem claro que Laurie Halse Anderson ela não cria um livro de ficção ou coisa parecida, ela retrata a vida de garotas que sofrem de transtornos alimentares. 

Quando eu comecei a ler o livro de certo ponto eu me vi dentro de uma suicida e sentimentos barulhentos. Lia é nossa protagonista e é uma garota forte porém insatisfeita com o seu corpo, sua ex melhor amiga antes de morrer a ligou 33 vezes e assim começa o livro. Lia é vitima de si mesma, com 18 anos de idade ela passa a vida toda se dedicando a ser a garota mais magra da sua escola, e de fato ela conseguiu. Sempre calculando a quantidade de calorias que sua comida possuí ela cria a sua própria obsessão.

"Eu sei que sou eu, mas não sou eu, não de verdade. Não sei como sou. Não consigo lembrar como é que a gente faz para parecer alguma coisa."

Porém o que fazer quando sua melhor amiga morre e ela fica aparecendo em seus pesadelos e não deixa de aparecer em suas alucinações? Isso nem mesmo Lia tem respostas. "...Corpo encontrado em um quarto de motel...Ela ligou trinta e três vezes." Essa frase é a que mais marcar o livro no decorrer dele, a principal você acha que não vai atingi em nada com o desenrolar na história porém você percebe a culpa de Lia por não ter ajuda a melhor amiga. 

" Eu olho para mim: não consigo atuar, nem jogar futebol, e a maioria delas tem notas melhores que as minhas. Mas eu sou a garota mais magra da sala, sem dúvida." 

Enquanto eu ia lendo o livro eu fiquei curiosa para encontrar a opinião de outras pessoas e de certo modo muitas delas criticaram o livro de uma forma muita negativa. A autora Laurie Halse, com sua narrativa em primeira pessoa ela aborda e expõe o tema detalhado da bulimia e anorexia nervosa. O tema é bem pesado e triste, porém ela enriquece seu livro e o deixa espetacular.

 "Lia: A gente parou de se falar fazia meses.
Mãe: Mas vocês foram melhores amigas por nove anos. Ficar sem se falar por alguns meses não acaba com tudo isso."

Porém eu tenho algo a falar negativo desse livro: A minha visão o titulo foi de certo modo digitado e pensando errado. Em todo o livro elas usam o termo "garotas geladas" e encontramos no final a frase 
" Estou descongelando".E a pergunta que eu me faço é simplesmente onde entra a palavra "vidro" na história? Acredito eu que o titulo poderia ser "Garotas Geladas" ou "Garotas Congeladas." 

Então gente, é isso eu espero que vocês gostem desse livro assim como eu gostei. E algo me diz que eu vou lê-lo pela quinta vez. 

Então,é isso.
Bejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário